Postagens populares

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Foco no Objetivo, O caminho para a conquista.

A definição do objetivo, uma meta a ser alcançada, é a primeira e primordial decisão que todo profissional deve tomar. Isso porque, quando não se tem um objetivo, parece que há um vazio, pois, acabamos por não ter um norte, nem um caminho a seguir.

Não nos enganemos, “Deixa a vida me levar” é somente o nome de uma música, na maioria das vezes, para a nossa vida essa frase não será interessante. Muito melhor se você puder direcionar sua vida conforme seus sonhos, desejos ou metas.

Ter um objetivo é o que dá sentido à luta diária, é o que nos dá energia para enfrentarmos todas as dificuldades. Quando estamos desanimados, pensamos que tudo vale a pena porque teremos lá na frente o resultado desse esforço.

Depois do objetivo, virá a fase de traçar as estratégias que conterão as ações e os métodos para alcançarmos o alvo definido.

Agora, não basta ter um objetivo e definir estratégia se não acreditarmos que podemos chegar lá. E se não tivermos paciência, persistência e FOCO não chegaremos a lugar algum.

O astro do basquete americano, Michael Jordan, conta em seu livro “Nunca deixe de Tentar”, editora Sextante, que teve inúmeras tentações para se desviar do caminho e que quase sucumbiu. No entanto, através de reflexões, percebeu que estava tomando decisões erradas, que pareciam mais fáceis naquele momento, que poderiam trazer melhores resultados a curto prazo, mas que o afastaria de seu real objetivo, o de ser um grande jogador da liga profissional.

E assim é com todos nós, sempre há alguma situação mais confortável, um caminho mais curto. Mas como diz o próprio Jordan: “Temos que ser fiéis aos nossos planos, não existem atalhos”.

Não há erro ou problema em mudar de plano, desde que consciente e sabendo que isso te levará á outro caminho. O que não dá é querer um atalho, achar que mesmo desfocando chegará lá.

Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica e um dos fundadores da GE Company, uma das maiores empresa do mundo, cita ainda a força de vontade e a persistência como um dos pilares para se alcançar um objetivo. Ele diz: “Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”.

O palestrante e Juiz Federal, Willian Douglas, que escreveu um livro sobre como passar em concurso público, tem uma frase emblemática sobre persistência, direcionada para os concursandos, mas que serve para todos nós: “Não se faz concurso para passar, mas até passar”. Cada um pode adaptar a frase à sua própria situação, e perceber que quando queremos algo não podemos desistir simplesmente.

Então é isso, definir objetivo, planejar, executar e tentar e tentar enquanto for necessário, essa é a receita mais indicada.


Que caminho seguir? Pra onde vou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário